Driver IBMTTS, add-on para NVDA

Este add-on implementa o suporte do NVDA para o sintetizador IBMTTS. Não podemos distribuir as bibliotecas IBMTTS. Este é apenas o controlador. Se você quiser contribuir para melhorar este driver, sinta-se à vontade para nos enviar seus pull requests via GitHub!

Download.

A última versão está disponível para download neste link

O que é o sintetizador IBMTTS?

O ViaVoice TTS é um mecanismo de conversão de texto em fala desenvolvido pela IBM, que sintetiza a representação textual da linguagem humana em fala.

Características:

Configurações adicionais:

requisitos.

NVDA.

Requer o NVDA 2019.3 ou posterior.

As bibliotecas do sintetizador IBMTTS.

Este é apenas o driver, você deve procurar as bibliotecas em outro lugar. O driver oferece suporte às bibliotecas um pouco mais recentes que adicionam suporte aos idiomas do leste asiático e possui correções específicas para codificação de texto adequada. No entanto, bibliotecas mais antigas sem isso devem funcionar normalmente. A partir da versão 21.03A1, o driver também funciona com as bibliotecas ainda mais recentes do IBM ViaVoice, em vez de apenas com as do SpeechWorks. Um conjunto separado de correções está incluído para essas bibliotecas, levando em consideração idiomas adicionais e outras diferenças. As vozes concatenativas são agora suportadas e podem ser acessadas definindo a taxa de amostragem para 8 kHz após a instalação das vozes. Para obter melhores resultados, use a compilação de Junho de 2005 da ibmeci.dll versão 7.0.0.0, pois as versões mais antigas podem ser instáveis ao receber texto rapidamente, por exemplo, ao navegar rapidamente pelos itens em uma lista.

Instalação.

Você só precisa instalá-lo como qualquer outro complemento do NVDA. Em seguida, abra a caixa de diálogo de configurações do NVDA e, na categoria IBMTTS, defina o caminho dos arquivos IBMTTS. Nesta categoria você também pode copiar os arquivos externos do IBMTTS dentro do add-on.

Contribuindo com a tradução.

Para facilitar para os tradutores, deixei um modelo de tradução no branch principal. Se você deseja traduzir o complemento para outro idioma e não deseja criar uma conta GitHub e instalar o Python e outras ferramentas necessárias para a tradução, execute as seguintes etapas:

  1. Use este modelo, como base para o idioma de destino.
  2. Faça o download do "poedit", este software irá ajudá-lo a gerenciar as strings de tradução.
  3. Se você quiser traduzir a documentação também, você pode usar a Documentação em inglês neste link
  4. Quando terminar a tradução, pode enviá-la para "dhf360@gmail.com".

Você não precisa compilar os arquivos de origem. Farei isso quando publicar uma nova versão do complemento. Mencionarei seu nome no respectivo Commit. Se você não quiser ser mencionado, avise-me ao enviar o e-mail.

Nota: certifique-se de ter usado o modelo mais recente das strings de tradução.

Este é um método alternativo. Se desejar, você sempre pode usar o modo usual. Fork este repositório, atualize a tradução do idioma de destino e envie um PR. No entanto, este modo só trará mais complexidade para você.

Empacotando o add-on para distribuição.

Abra uma linha de comando, mude para o diretório raiz do add-on e execute o comando scons. O add-on criado, se não houver erros, será colocado na pasta raiz do add-on.

Empacotando as bibliotecas como um complemento independente.

Não é recomendado incluir as bibliotecas com este driver, pois se o usuário atualizar do repositório oficial, a versão antiga será excluída incluindo as bibliotecas. Uma solução para isso é instalar as bibliotecas separadamente. Siga este link para saber como empacotar as bibliotecas em um complemento separado.

Notas:

Reportar problemas:

Se você encontrar um problema de segurança com algumas das bibliotecas compatíveis com este driver, não abra um problema do github nem o comente em fóruns antes que o problema seja resolvido. Por favor, comunique a questão neste formulário.

Se o problema não travar o driver ou o leitor de tela, abra um problema do github aqui.

Referências.

Este driver é baseado no IBM ViaVoice SDK (IBMTTS). Você pode encontrar a documentação neste link

Também disponível no site da Universidade de Columbia

há uma cópia neste repositório

pyibmtts: projeto do IBM ViaVoice SDK em Python, desenvolvido por Peter Parente

Consulte os seguintes arquivos:

tts.pdf ou tts.txt.